Planejamento de RH
O Planejamento de Recursos Humanos atua na garantia de que a empresa possui a quantidade correta de mão-de-obra, sendo assim capaz de concluir as tarefas necessárias para a realização dos objetivos organizacionais.
A Administração de RH visa garantir os objetivos organizacionais, por isso é composta por macros sistemas que constituem em todas as atividades desenvolvidas pela gestão de RH da organização e são interdependentes.
Os Macros Sistemas podem ser divididos da seguinte forma:
Macrosistema de Planejamento: Acompanha a integração dos novos funcionários.
Macrosistema de Avaliação: Visa identificar a potencialidade do profissional
Macrosistema de Carreira: Acompanha o desempenho do funcionário.
Macrosistema de Controle: Mantém atualizado o banco de dados dos funcionários e cuida dos aspectos legais relativos ao registro de funcionários, folha de pagamento e relações com os sindicatos.
Macrosistema de Apoio: Preza a qualidade de vida dos profissionais.
RH ESTRATÉGICO X RH OPERACIONAL
Por ter uma interação com todos os departamentos da empresa a Administração de RH interfere e influencia diretamente o cotidiano das pessoas na empresa na medida em que presta serviços.
RH Estratégico
É articulado e conhecedor da estratégia da empresa. Tem foco em resultados mensuráveis e consegue agregar valor ao negócio e às pessoas. Tem assento nas mesas de discussões estratégicas para traduzi-las aos funcionários e também para o fluxo inverso, entendendo as necessidades deles e levando à direção. Sua visão vai além das atividades e processos de Recursos Humanos.
RH Operacional
É aquele típico RH burocrático, com visão umbilical e foco apenas em seus próprios processos. O RH operacional não é somente o departamento de pessoal que atua na elaboração da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, relações industriais e benefícios. Mesmo os RHs que possuem ações estruturadas de treinamento, seleção, avaliação de