Planejamento de RH
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Roseliny Venancio do Nascimento
Planejamento de Recursos Humanos
Caucaia, Junho/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa identificar, analisar e avaliar a área de recursos humanos da empresa Renner quanto as suas competências, no que diz respeito à aplicação do planejamento estratégico na gestão de seus recursos humanos. O que despertou nosso interesse em conhecermos mais aprofundadamente as técnicas e mecanismos utilizadas por esta empresa.
A grande maioria dos estudos atuais sobre a área de gestão, são marcados pelo tema da competitividade, que representa um fator primordial para as pretensões de sobrevivência das empresas a longo prazo. O cenário em que as organizações estão inseridas se modificam constantemente. Diante disto, faz-se necessário permanente alerta por parte dos administradores, para percepção do que os ambientes interno e externo da organização indicam em relação às ameaças e oportunidades, forças e fraquezas para que as escolhas sejam feitas com base na realidade organizacional. A globalização, que vêm acirrando cada vez mais a concorrência, obrigando as empresas a buscarem um diferencial, alternativas e ações para se manterem no mercado, tem feito com que as empresas percebam a importância e a necessidade de investimento em seus recursos humanos.
Cabe a área de recursos humanos, também chamada de administração de pessoal, a análise, desenvolvimento, acompanhamento e administração das pessoas e suas relações com a organização. A empresa precisa preocupar-se com o treinamento e desenvolvimento de seus membros a fim de alcançar objetivos com eficiência e eficácia. Tendo as pessoas como principais “recursos” dentro de uma organização, a área de recursos humanos deve ser bem desenvolvida e planejada, contribuindo e orientando todos os recursos para o alcance dos objetivos organizacionais. Diante da importância dos recursos humanos,