Planejamento de rh
Existem alguns fatores que intervém no planejamento estratégico de RH. São eles: o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e Mudanças no requisitos da força de trabalho.
O Absenteísmo é o termo que designa a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, por falta ou atraso ou por algum motivo que intervém. São várias causas que o ocasionam, são elas: capacidade profissional das pessoas, motivação para o emprego, os fatores internos e externos ao trabalho. E a solução motivar o trabalhador, investir em incentivos para a presença e em desestímulos a falta no trabalho.
A rotatividade de pessoal ou Turnove é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. A entrada de novos para compensar a saídas de outros funcionários. Na rotatividade de pessoal ocorre o desligamento, que pode ser por iniciativa do funcionário que ocorre quando o mesmo decide sair do trabalho por algum motivo, as causas podem ser: insatisfação com o trabalho ou quando surgi uma oportunidade melhor do que a atual; ou por iniciativa da organização que é alguns funcionários são demitidos e são substituídos por novos e ocorre quando a organização não está satisfeita com o desempenho do funcionário.
A mudança no requisito da força de trabalho também interfere no planejamento estratégico de RH, pois as mudanças que ocorrem nas organizações afetam diretamente as pessoas que nelas trabalham. O impacto de novas tecnologias, as aceleradas mudanças que ocorrem no mundo são fatores para as mudanças na força de trabalho. Essa mudança traz conseqüências, pois com inovações surgindo, muitas vezes é difícil achar pessoas que saibam lidar com toda essa tecnologia.
Enfim, o planejamento estratégico, junto com esses fatores é a forma que as organizações usam para alcançar seus objetivos
Quem leva adiante a estratégia organizacional? E qual sua relação com o planejamento estratégico de RH? O administrador é a