Estudo dirigido centro cirurgico
1) Quais são os principais objetivos do correto posicionamento cirúrgico do paciente? Objetivos do posicionamento cirúrgico: * Oferecer exposição e acesso ótimo do local operatório * Manter o alinhamento corporal e as funções circulatórias e respiratórias * Proporcionar acesso para a administração de soluções endovenosas, drogas e agentes anestésicos. * Não comprometer as estruturas vasculares e a integridade da pele. * Trazer o máximo de conforto para o paciente.
2) O que deve ser observado ao posicionar o paciente na mesa cirúrgica? Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, após anestesiado, para submeter-se aum procedimento cirúrgico. O local da cirurgia deve estar adequadamente exposto para facilitar o procedimento cirúrgico, sempre preservando as funções circulatórias e respiratórias e, mantendo o alinhamento corporal sem comprometer as estruturas vasculares e integridade da pele. A prevenção de traumas e desconforto para os pacientes é um aspecto importante, o que torna necessário o reconhecimento de fatores de riscos para a ocorrência de danos: * Procedimento cirúrgico longo: duas horas ou mais de pressão direta podem resultar em ruptura da integridade da pele; * Cirurgia vascular: existe a possibilidade de a perfusão sanguínea estar comprometida devido à doença do paciente; * Condições ósseas desmineralizantes: expõem o paciente a uma situação de risco para fraturas; * Sustentação excessiva de pressão ou retração: pode aumentar o dano de integridade da pele.
3) Quais são os pacientes mais vulneráveis ao rompimento da integridade da pele pelo mau posicionamento durante cirurgia?
Os pacientes vulneráveis ao rompimento da integridade da pele são: geriátricos, desnutridos, anêmicos, obesos, hemiplégicos e diabéticos.
4) Qual a posição mais utilizada nas cirurgias gerais?