gestal
1 - No decorrer da história a Psicologia foi sendo construída em função das exigências de cada período histórico. Na Antiguidade, basicamente, a partir de Sócrates (469-399), é que podemos considerar as bases teóricas do que viria a ser a Psicologia posteriormente. Como seriam as primeiras constatações do pensamento psicológico passando por Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates: a alma passou a ser considerada como parte imaterial do homem, sendo vista como a sede do pensamento, dos sentimentos, da percepção e da sensação.
Plantão: discute a imortalidade e a natureza da alma, a linguagem, os processos mentais, entre outros temas.
Aristóteles: para ele não era apenas o homem que tinha alma, mas todos os seres vivos.
2 – Trabalhe o surgimento da Psicologia como ciência no século XIX, o clima intelectual da época, o marco do surgimento e o cientista considerado o seu fundador.
O homem deixava de ser o centro do universo para torna-se livre, sem os limites impostos pela igreja, trouxe consigo novas exigências científicas, reorganização da sociedade e uma nova ordem econômica. Crescia a ciência moderna que primava pelo rigor, objetividade e neutralidade. Surgiu o positivismo de Augusto Comte, que propunha como modelo para as ciências humana a física.
3 – Quem foi Freud e quais as contribuições da Psicanálise na compreensão do comportamento humano?
Freud é o fundador da psicanálise, um homem que pode ser considerado um gênio, para ele o termo psicanálise refere-se a três coisas distintas uma teoria acerca do psiquismo humano, e tem o método que investiga e trata problemas de ordem psicológica, ele trabalhou com a hipnose, associado ao método catártico.
4 - Na teoria psíquica de Freud, ele introduziu os conceitos de ID, EGO e Superego. O que significa cada um desses conceitos e quais as suas contribuições na compreensão do desenvolvimento da criança?
O id (criança) é regido pelo principio do prazer, para ele não existem proibições, sentimentos de