Questões de Aula Prática - Mollusca
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Jaboticabal-SP
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Invertebrados II
Discente: Geovana Siqueira Garcia
Questões de Aula Prática
Filo Mollusca – Classe Gastropoda – Evolução
1. Nas formas atuais a maior cefalização e o desenvolvimento de uma concha mais compacta, leve e capaz de abrigar o corpo do animal em seu interior estariam relacionados com que mudanças no hábito de vida destes gastrópodes em relação às formas mais primitivas?
R- Considerando a larga variedade de habitats que os gastrópodos invadiram, eles constituem certamente a classe de moluscos de maior sucesso. A maior cefalização permitiu uma melhor locomoção e ganhos físicos para captura de alimento. As espécies marinhas adaptaram-se a todos os tipos de fundos, bem como à existência pelágica. Invadiram a água doce, e os caramujos pulmonados e vários outros grupos conquistaram a terra eliminando as brânquias e convertendo a cavidade do manto em pulmão.
A concha mais compacta e leve, ou seja, resultante limitação do espaço dentro da cavidade do manto, talvez respondam pela redução das brânquias, dos músculos retratores e dos nefrídios a um par único (RUPPERT & BARNES, 1996). Tais características permitiram aos gastrópodos se adaptarem ao ambiente terrestre.
2. Quais características que podem ser relacionadas à grande mobilidade das lulas (locomoção a jato e natação livre)? Quais as características visíveis que são utilizadas na sua atividade predatória?
R- As lulas possuem várias características que aumentam a eficiência do sistema de locomoção a jato: poderosas contrações da natação de fuga são produzidas por um tipo de fibra muscular circular; contrações rítmicas e menos poderosas da ventilação e da natação lenta são produzidas por outras fibras. “Na natação livre, a cavidade do manto expande-se por meio de um reenrolamento elástico das fibras colágenas