Farmácia
A molécula de DNA é constituída por uma sequência de nucleotídeos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas : uma açúcar (pentose); um grupo fosfato ; uma base nitrogenada.
A orientação das ligações entre as três moléculas constituintes dos nucleotídeos é essencial para se determinar o sentido da dupla fita de DNA.
A ligação entre a base nitrogenada e a pentose : Esta ligação é feita covalentemente através de uma ligação N-glicosídica com a hidroxila ligada ao carbono-1 da pentose.
A ligação entre o grupo fosfato e a pentose: Esta ligação é feita através de uma ligação fosfoéster com a hidroxila ligada ao carbono-5 da pentose.
Para a formação da molécula de DNA é necessário que ocorra a ligação entre os nucleotídeos.Os nucleotídeos estão ligados covalentemente por ligações fosfodiéster formando entre si pontes de fosfato.O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se liga ao grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo através de uma ligação fosfodiéster.
A replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa (pois cada uma das suas moléculas recém formadas conserva umas das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova,complementar ao seu molde) , é iniciada em origens únicas e geralmente ocorre de forma bidirecional, a partir de cada origem de replicação. A fidelidade da replicação é muito grande, com uma média de apenas um erro por bilhão de nucleotídeos incorporados após a síntese e correção de erros durante e imediatamente após a replicação.
A replicacção do DNA envolve três etapas : iniciação, ampliação ou alongamento e término.
Para que a síntese de DNA ocorra, são necessários dois substratos fundamentais: desoxinucleosídeos trifosfatados e uma junção iniciador: molde.
O DNA começa a ser sintetizado pela extensão de extremidade 3’ do iniciador. Essa é uma característica