Farmácia
Jeicy Silva Borges
Karen Cristina Pimenta
Michele Rosa Moreira
Natália de Pádua Panicio
ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO: Farmácia de Manipulação
FARMÁCIA-SEM - 1º A - PERÍODO NOTURNO
FARMÁCIA-SEM - 1º A - Di
Disciplina: Introdução Estudo de Farmácia I
Professor: ÉLCIO RIVELINO RODRIGUES
Farmácia - sem – 1°A – Período Noturno
FRANCA
2011
INTRODUÇÃO:
Com este trabalho, será mostrada a atuação do farmacêutico na farmácia de manipulação, a começar pela sua origem, seguindo pela definição de farmácia de manipulação, processo produtivo, descrição deste profissional e suas funções, e duas entrevistas com profissionais farmacêuticos que já atuam nesta área, visando esclarecer dúvidas de futuros profissionais que pretendem exercer essa função neste amplo mercado de trabalho e, poderá também ser usado como fonte de estudo da matéria, e conhecimento sobre o assunto a quem estiver interesse. HISTORIA DA MANIPULAÇÃO.
A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. A utilização da expressão “botica” para farmácias e “boticário” para farmacêutico vem desde o descobrimento do Brasil, perdurando ate a terceira década do século XIX.
Neste período, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer e curar as doenças, mas para exercer a profissão devia cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos adequados para a preparação e guarda dos medicamentos.
DEFINIÇÃO DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO.
Atualmente, segundo o Conselho Federal de Farmácia: "manipulação compreende o conjunto de operações farmacotécnicas, realizadas na farmácia, com a finalidade de elaborar produtos e fracionar especialidades farmacêuticas". É o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, mediante receita emitida por