Resenha
PROFª: ANALICE DE SOUSA GOMES
RESENHA
A resenha é uma técnica de leitura (consequentemente de estudo) que melhor representa a elaboração de uma síntese de leitura. Propõe
[...] examinar e apresentar o conteúdo e obras prontas, acompanhado ou não de avaliação critica. É talvez o nível mais elementar da pesquisa científica e caracteriza-se apenas como pesquisa exploratória; pois embora possa conter uma critica, o texto base já está pronto (SANTOS, 1999, p. 34)
Também é uma das denominações da síntese (ou sinopse); difere do esquema e do resumo pela inserção obrigatória de um comentário (uma característica), pode ser:
Crítico: se o autor da resenha dispuser de outras leituras que tratem do mesmo conteúdo; ou
Apreciativo: se autor da resenha dispuser apenas da leitura em questão.
A resenha deve ser adotada apenas para uma obra- não como eventualmente um ou outro professor costuma solicitar para capitulo de livro, artigo ou ensaio. Para esses casos, seria melhor solicitar um esquema ou resumo.
A resenha constitui uma técnica de estudo completa, pois exige uma leitura crítica – ou até mesmo a pesquisa sobre o autor da obra em outras fontes - , além de uma interpretação (análise) do que for lido, para efeito de compor o comentário (como já assinalado, critico ou apreciativo). Em essência, o resenhista deve “[...] tecer considerações críticas sobre o trabalho científico ou artístico, analisando sua estrutura e as importância, não fugindo da responsabilidade de apontar também defeitos graves, se for o caso” (D’ONOFRIO, 1999, p.73). Daí, a leitura vai além do que foi lido, ou seja, ocorrem intertextualizações. Antes de elaborar a resenha, deve-se resumir todo o livro.
Estrutura básica da resenha
Recomenda-se, quando um professor exigir a elaboração de uma resenha, que o aluno solicite dele um modelo, no qual se baseará. Na ausência desse modelo, adota-se o recomendado a seguir:
Elaborar a capa conforme a norma da UNIFAJ.
Conteúdo: