Resumo: "O que é Arquitetura"
No segundo grupo, se encaixam as construções ditas vernáculas, construções populares típicas de certas regiões, bem como a construções primitivas e também as construções resultantes dos primeiros contatos entre os povos primitivos e os colonizadores. Estas, apesar de não terem apresentado, à priori, nenhuma intenção plástica, acabam sendo alvo de estudos críticos, se mostrando como obras de valor arquitetônico incontestável. Nesse grupo, acabam entrando também as construções resultantes dos primeiros contatos entre os povos distantes, colonizadores e primitivos. Também se encaixam nesse grupo uma infinidade de obras técnicas, com o objetivo único de cumprir funções práticas, se utilizando da tecnologia disponível e da melhor forma possível.
Por volta de 400 anos antes de cristo, Platão ligava a arquitetura à construção em si, não sendo apenas a aparência das coisas, mas a coisa em si. Pensamento compartilhado por Aristóteles. Porém, o pensamento grego a respeito da análise estética sobre a arquitetura se evidencia da melhor maneira nos textos de Vitrúvio, considerado o fundador da estética da arquitetura. Em sua grande obra “Dez livros de arquitetura”, Vitrúvio percebe três aspectos na arquitetura: a solidez, a utilidade e a beleza.
Vitrúvio propõe seis “divisões” à sua visão de arquitetura, os quais se referem às partes que compõe o edifício, são eles: ordenação; disposição; euritmia ou harmonia; simetria; conveniência e distribuição. Na