resumo de arquitetura
Os conceitos de público e privado podem ser interpretados como a tradução em termos espaciais de “coletivo” e“individual”, ou seja, pública é uma área acessível a todos e a qualquer momento e a responsabilidade pela manutenção desta área é assumida coletivamente. Já a área privada tem o acesso determinado por umpequeno grupo ou por uma pessoa que tem a responsabilidade de mantê-la.
O Herman Hertzberger, em seu livro LIÇOES DE ARQUITETURA, afirma, e todos nós sabemos, que há uma forte oposição entre “público” e“privado” e que tal oposição é sintoma da desintegração das relações humanas básicas.
Pensar em espaço público e privado nos leva a uma reflexão de como os principais locais públicos de uma cidadesão seus órgãos vitais e como a relação entre os dois estabelece a sua qualidade de vida.
No âmbito da organização espacial o arquiteto pode estimular as “ruas de convivência” onde os adultos podeminteragir e as crianças brincar. Seu conceito está baseado na idéia de que os moradores têm algo em comum, expectativas mútuas. Assim as unidades de habitação também funcionam melhor quando estãolocalizadas em espaços de convivência. Isto é determinado em grande parte pelo planejamento e pelo detalhamento do layout da vizinhança. Em bairros residenciais devemos dar à rua a qualidade de uma sala deestar para a interação cotidiana e para as ocasiões especiais entre os membros da comunidade. Tão importante quanto a disposição relativa das unidades residenciais umas em relação às outras é acolocação das janelas, sacadas, varandas, terraços, patamares, degraus das portas, alpendres... Casas e ruas são complementares: a qualidade de uma depende da qualidade da outra.