Definição de Humano
"O que é o homem na natureza? Um nada em comparação com o infinito, um tudo em face do nada, um intermediário entre o nada e o tudo."
Pascal
Talvez a pergunta mais recorrente desde que o homem tomou ciência de sua existência tenha sido: Quem sou eu? O que constitui minha essência? Porque sou diferente dos outros seres?
A resposta a essas perguntas está implícita nas próprias perguntas. O homem é o único ser que indaga sobre seu propósito, suas origens e porque não está condicionado apenas a uma existência biológica como os demais seres que o rodeia.
O homem sofre por reconhecer sua finitude, sabe que sua existência é finita, cobra-se uma vida com sentido procura resposta e luta contra o tempo que implacavelmente derrota a todos. É nessa breve existência que surgem grandes legados, armazenados através de uma herança que se enriquece a cada dia, novamente algo próprio do ser humano, a cultura.
Conforme estudado na unidade 2, o Homem deve ser avaliado sobre várias dimensões, conforme segue: “No contexto das dimensões, na descrição da Missão do Cla¬retiano, afirma-se que o homem é um ser único, irrepetível, cons¬truído das dimensões biológica, psicológica, social, unificadas pela dimensão espiritual, que é o núcleo do ser-pessoa”.
Essa avaliação considera o Homem no seu todo, englobando as ciências na compreensão do ser humano, servindo-se de seus conhecimentos específicos, porém uma pergunta sempre permanece, onde fica a essência do Homem?
A antropologia faz essas perguntas, munida de todo o material recolhido a partir das outras ciências com a finalidade de ajudar ao Homem desenvolver-se na sua plenitude. Fica claro que não podemos considerar o Homem como um ser unidimensional, assim como não podemos ignorar que as várias dimensões precisam formar uma unidade.
Podemos afirmar que a pergunta mais aflitiva, que embarca os momentos mais significativos da história da filosofia, começando pelo clássico grego, a era medieval, moderna, até