Resumo do livro "O que é Arquitetura"
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
RESUMO DO LIVRO “O QUE É ARQUITETURA”
Trabalho apresentado à disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo Professor Euler, referente a uma avaliação parcial
TALES JACOB FALQUETTO
12019009501
BELÉM
DEZEMBRO/2013
Nessa obra a característica mais marcante é a que o autor usa uma leitura dinâmica que conversa com o leitor expondo e explicitando pontos marcantes da história.
1. A construção bela
Nesse capítulo o autor sugere que a arquitetura seja algo como a providência de uma construção bela, porém ao mesmo tempo lança uma dúvida a respeito da subjetividade dos julgamentos acerca do que seja ou não uma construção bela. Coloca em julgamento também se ele mesmo possui conceitos de beleza ou não e se no caso de possuir será que os referidos conceitos serão os mesmos conceitos dos críticos.
As pessoas procuram achar um vínculo entre a arquitetura e a beleza e para quase todos a arquitetura seria a elaboração de uma construção bela. as construídas segundo um critério artístico qualquer, as erguidas sem desejos específicos de fazer arte e as construções nascidas ao acaso, por iniciativa de pessoas totalmente destituídas de senso estético.
Pela África, Ásia, Oceania e América também podemos encontrar exemplares de construções vernáculas (expressão para designar a arquiteturade povos alheios às influências de fora) ainda não poluídas pela ação do colonizador – são as construções chamadas de “primitivas”.
Uma obra de envergadura que preencheu plenamente a função a que se destinava, mas alvo de violentas críticas, foi a célebre torre levantada em Paris por Eiffel. Esse monumento é hoje considerado de bom gosto, não havendo discussões a seu respeito.
A partir da Revolução Industrial que surgiu essa postura que não se enquadrava nas definições correntes de arquitetura tais obras utilitárias. À revelia dos ensinamentos