resumo arquitetura
MODELAGEM DE DADOS GEOGRÁFICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE
RECURSOS HÍDRICOS
Será apresentado a seguir um modelo de dados geográficos para sistemas de informação de recursos hídricos. O modelo será dividido em partes, contemplando os temas usuais em modelagem ambiental que têm ligação explícita com recursos hídricos.
Aqui começa a minha parte do trabalho que sobre "tipos de uso e usuários da água" :
TIPOS DE USO DA ÁGUA E SEUS USÁRIOS
A água no ambiente alterado pelo homem
Diversas são as intervenções do ser humano no meio ambiente natural. Na construção de uma barragem, por exemplo altera todo o regime de escoamento do rio, altera também pelo interrupção da piracema, bem como efeitos na qualidade da água devido à área inundada.
O desmatamento traz como conseqüência o aumento da velocidade do escoamento superficial, bem como o aumento do carregamento do solo e a erosão. Em áreas de agricultura intensa, a retirada da água dos mananciais pode chegar a secá-los.
É no ambiente urbano, porém, que surgem os maiores efeitos. A impermeabilização do solo aumenta a velocidade do escoamento superficial, reduz a infiltração. A canalização de córregos e rios aumenta a velocidade de escoamento e restringe a calha natural do rio. O lançamento do efluentes industriais e domésticos nos rios altera as suas características podendo descaracterizá-lo completamente.
É lançada todos os dias grande carga de lixo na natureza. Este lixo é composto de matéria biodegradável e não biodegradável. As matérias biodegradáveis quando lançadas em quantidades ditas aceitáveis, são degradadas pela natureza voltando ao ciclo da matéria. Quando lançada em grande quantidade, ultrapassam a capacidade de autodepuração causando o que é chamado de poluição. As matérias