Resumo texto RAWLS
AUTOR: JOHN RAWLS
• CONTRA A TEORIA UTILITARISTA: O autor é totalmente a favor da teoria Kantiana. Ele defende uma sociedade justa e livre. Para ele “A justiça é o primeiro requisito das instituições sociais, assim como a verdade o é dos sistemas de pensamento”. (p. 238)
• UM “VÉU DE IGNORÂNCIA” CARACTERIZA A “POSIÇÃO ORIGINÁRIA”: Para ele a posição originária, que é aquela em que se encontra o indivíduo que determina o contrato, nesta posição as pessoas se encontram em estado de equidade (igualdade), esta igualdade se deve ao véu de ignorância, isto é, característica dos indivíduos na posição originária. Para Rawls “Devemos de algum modo zerar os efeitos das consequências particulares que põem em dificuldade os homens, e que os impelem a desfrutar em sua própria vantagem as circunstancias naturais e sociais. Com este objetivo assumo que as partes estão situadas por trás de um véu de ignorância. [...] Assume-se, portanto, que as partes não conhecem alguns tipos de fatos particulares”. (p. 238)
• A POSIÇÃO ORIGINÁRIA FAZ ESCOLHER PRINCIPIOS UNIVERSAIS: A posição originária, isto é, o véu de ignorância torna todas as pessoas iguais. Nesta situação a pessoa se obriga a escolher os princípios da justiça. Este véu fecha a pessoa para o conhecimento. “A única escolha possível é, então, a que deverá se referir a todos; tratar-se-á, portanto, de uma escolha de princípios universais de justiça”. (p. 239).
• DOIS PRINCIPIOS DE JUSTIÇA: Para Rawls, quando há um contrato entre partes, há o objeto do contrato, que são os dois princípios da justiça. O primeiro é “toda pessoa tem direito igual à mais extensa liberdade fundamental, compativelmente com semelhante liberdade para os outros”. O segundo, sustenta que “as desigualdades econômicas e sociais, como as de riqueza e de poder, são justas apenas se produzem benefícios compensatórios para cada um, e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade”. (p. 239).
O primeiro