Fichamento Justiça e Igualdade
Autora: Sônia T. Felipe
Resumo: O texto de Sônia T. Felipe trata sobre o modo como a justiça como equidade, de John Rawls propõe um modelo de distribuição de bens sociais primários, por parte do Estado democrático.
O texto começa falando sobre a ideia de algo que fosse avaliado justo, e este para ser considerado precisa se encaixar em determinada medida, na qual sua definição parte de uma autoridade que é publicamente reconhecida por essa função que no caso pode ser uma autoridade ou uma pessoa, pode ser considerada a tarefa central da obra de Rawls.
Para entregar um bem é necessário saber quais são estes e quem deve esperar legitimamente recebe-los, seguindo condições objetivas e subjetivas para assim ter uma real reflexão sobre justiça.
Os bens sociais primários podem ser materiais ou imateriais, individuais ou públicos, e a teoria de Rawls propõem a melhor maneira de distribuição de todos e de cada um desses bens entre os cidadãos. Logo é necessário considerar o melhor modo de pensar sobre justiça, para assim poder fazer a ação correta.
Pode-se levar em conta a atribuição natural que precede a distribuição política de bens, como por exemplo, beleza, status familiar, entre outros onde estes acabam em definir os limites da liberdade para a realização do plano racional de vida.
Rawls acha que cada jovem deve ser educado dentro da concepção de justiça praticada pela sociedade democrática. Já Nozick considera sobre a teoria da justa distribuição, o de que há habilidades individuais e preferências pessoais que podem levar alguns indivíduos a tirarem um proveito excepcional das condições nas quais realizam seus projetos de vida.
Apesar do sistema político não ser responsável pela distribuição de bens naturais, estes podem vir a ser reforçados ou prejudicados pelos bens sociais primários, onde a justa distribuição de bens não necessita ser matematicamente igual, pois o que