Resumo TAE
Pesquisa e Monografia Jurídica na Era da Informática: da Metodologia
André Luiz Ferreira Gonçalves
VIEIRA, Liliane dos Santos. Pesquisa e monografia jurídica na era da informática. 3. ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2007.
O livro “Pesquisa e monografia jurídica na era da informática”, em seu capítulo 3, intitulado “Da metodologia” de Liliane dos Santos Vieira, trata da importância da metodologia científica em trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses) e das diversas maneiras de sua abordagem, com o objetivo de auxiliar a pesquisa e elaboração de tais trabalhos, voltando-se, mais especificamente, à metodologia jurídica a ser aplicada nas monografias do campo da ciência do Direito.
Vieira inicia seu texto explicando a teoria de Auguste Comte sobre os três estágios do conhecimento: o teológico, no qual os fatos eram explicados de forma sobrenatural; o metafísico, onde os fatos eram explicados baseando-se nas características intrínsecas do objeto investigado; e o positivo, no qual se deu maior importância ao método utilizado durante a pesquisa científica. Este último estágio ocorreu a partir da Idade Moderna, resultado da revolução científica, marcada, dentre outras coisas, pela separação entre a filosofia e a ciência. Deste ponto em diante, o conhecimento teórico cedeu lugar ao conhecimento prático utilizando-se para isso métodos predeterminados, garantindo maior veracidade e cientificidade à pesquisa.
Vieira define metodologia como a ciência que estuda os caminhos a serem percorridos e os instrumentos a serem utilizados pelo investigador durante a elaboração da pesquisa científica. Para ela, o pesquisador precisa saber o que procura, como alcançará o seu objetivo e o que o motivará a sua busca. Além do objetivo principal, é necessário estabelecer os objetivos secundários, a fim de se alcançar aquilo que foi preestabelecido. O método garante veracidade ao trabalho científico, e sua escolha depende do tipo de problema e abordagem que se