TAE 1 Resumo
Com o início da evolução dos computadores e a era informatizada, inicialmente os cientistas não haviam imaginado uma programação por software. A programação era feita diretamente no Hardware pelos chamados “Programadores”. Com os computadores desenvolvidos e divididos entre Hardware e Software.
Atualmente existem os Paradigmas de Programação que definem como será observado, pensado e escrito o projeto. Dentre os paradigmas podemos destacar três conhecidos.
Paradigma Procedural: É um modelo de paradigma baseado na Arquitetura de Von Neumann. Que conceitua embasado em estados e ações. Neste paradigma podemos citar as linguagens: Cobol, Basic e Fortran;
Paradigma Estrutural: Baseia-se que todos os programas podem utilizar apenas de três estruturas (Sequência, decisão e Iteração). Faz a utilização de funções rotinas e estruturas simples. É utilizado em Linguagens como C e Pascal. Paradigma Orientado a Objetos: É baseado na interação entre os Objetos. É um paradigma bastante utilizado atualmente e será o foco deste trabalho. As linguagens a utilizarem este paradigma atualmente são: Java, C#, C++, .NET, entre outras.
No paradigma orientado a Objetos existem diversos conceitos que precisam ser entendidos para que antes se comece a desenvolver projetos. A orientação a objetos define inicialmente um modelo para os objetos que são as classes. Goodrich e Tamassia (2007 p. 24) afirma que: “A classe define o tipo de objeto bem como as operações que ela executa.” e ainda para Blaha e Rumbaugh (2006 p. 2) “[...] é uma abstração que descreve propriedades importantes para uma aplicação”. Mas com a criação da definição, de um modelo dos objetos, surge a necessidade dos pacotes que segundo Guedes (2009 p. 87) tem a finalidade de “agrupar elementos e fornecer denominações para estes grupos”, e de acordo com Blaha e Rumbaugh (2006 p. 2) um pacote organiza classes com temas em comum.
A orientação objetos utiliza de dois