022997021945
1806 palavras
8 páginas
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ACROCOMIA ACULEATA SOBRE O CRESCIMENTO DO TUMOR ASCÍTICO DE EHRLICH (TAE) EM CAMUNDONGOSRESUMO
Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito antitumoral da farinha de bocaiuva acrescido na ração comercial. Para a concretização do objetivo proposto foi realizado um experimento com 40 camundongos Swiss, machos e fêmeas do biotério da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS. Os camundongos foram divididos em quatro grupos de dez animais cada, dois destes grupos foram denominados suplementados, em virtude de receberem a farinha de bocaiúva, enquanto os outros dois não, não receberam a mesma farinha. Dos resultados encontrados verificou-se que não houve diferenças significativas entre os grupos, ou seja, não foram observadas diferenças no número de células tratadas com ração de bocaiuva em relação as não tratadas. Entretanto, não se pode considerar esse resultado conclusivo, tendo em vista que não foram utilizados todos os componentes presentes na bocaiuva. Esta é rica em óleo, que tem sido descrito como antioxidante e anti-inflamatório, entretanto, durante o processo de transformação da mesma em farinha o óleo é retirado, ficando quase que inexistente.
Palavras-chave:Farinha de Bocaiuva. Tumor Ascítico de Ehrlich.
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a qualidade de vida das pessoas nos dias atuais interfere diretamente na saúde nota-se que uma das principais doenças crônicadegenerativas, como o câncer, tem sido um assunto de extrema importância como problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por setemilhões de óbitos a cada ano, correspondendo a 12% das causas de óbitos no mundo(UICC, 2006).
Define-se câncer como um conjunto de doenças caracterizado pelo progressivo acúmulo de mutações no genoma de uma célula. Estas mutações levam a alterações na expressão ou na função de genes-chave para a manutenção da homeostasia celular. Essa diferenciação é caracterizada pela célula não