Resposta Lista 3 Ciclo 2
É formada quando ligas ferro - carbono austenitizadas são resfriadas rapidamente ou bruscamente ( como no tratamento térmico de têmpera). É uma estrutura monofásica(TCC), tetragonal de corpo centrado e se encontra fora de equilíbrio, resultante de uma transformação sem difusão da austenita. A dureza da martensita depende do teor de carbono e dos elementos de liga do aço, sendo que um maior teor de carbono resultará em uma martensita de maior dureza. Os elementos de liga presentes em um determinado tipo de aço, determinam sua temperabilidade, ou seja, qual a velocidade de resfriamento necessária, a partir da temperatura de austenitização, para que toda a austenita se transforme em martensita.
2 Defina ferrita, cementita, perlita e austenita
Ferrita, também conhecida como α-ferrita (α-Fe) ou ferro alfa, é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro, com uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.
Cementita ou carboneto de ferro é um composto químico de fórmula química Fe3C e estrutura em forma de cristal ortorrômbico. Contém 6,67% de carbono e 93,33% de ferro. É um material duro e quebradiço e, apesar de ser comumente classificado como cerâmica em sua forma pura, é mais utilizado na metalurgia. É formado diretamente pelo derretimento do ferro fundido branco.
Perlita é um tipo de vidro vulcânico, de composição riolítica que tem seu ponto de fusão a 1260 °C. Plena de fissuras concêntricas, originando áreas esferoidais, em torno das quais as fissuras se repetem como "cascas de cebola". A alteração e disjunção destas rochas pode originar esferolitos ("pérolas" ou "berlindes") vítreos. Dos vidros deste tipo diz-se que têm textura perlítica.
Austenita é o ponto de partida para vários tratamentos térmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita é possivel a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo a têmpera que consiste na transformação da austenita em martensita por meio de um