Técnica delphi: identificando as competências gerais do médico e do enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde
Autores do artigo: Roseli Ferreira da Silva, Oswaldo Yoshimi Tanaka
1 - Tema: Competência profissional. Cuidados primários de saúde.
2 – Objetivo principal e objetivos intermediários da pesquisa objeto do artigo:
1 – Objetivo principal: Identificar as competências gerais do médico e do enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde em Marília, estado de São Paulo.
2 – Objetivos intermediários: * Sugerir aos planejadores curriculares e docentes envolvidos no planejamento da formação do profissional da saúde, as competências necessárias ao processo formação de médicos e enfermeiros; * Estabelecer publicamente o que os membros de uma profissão estão habilitados a fazer e o que o público pode esperar deles;
3 – Relação entre o tema escolhido e o artigo:
O método Delphi é um método sistemático e interativo de estimativa que se baseia na experiência independente de vários especialistas. Os especialistas são cuidadosamente selecionados pela sua experiência e respondem a um questionário em um ou mais ciclos. Após cada ciclo, um facilitador provê um sumário anônimo das estimativas de cada especialista no ciclo, bem como as razões sobre as quais cada um baseou sua estimativa. Os especialistas são então encorajados a revisar suas estimativas anteriores com base nas opiniões dos demais participantes. Busca-se durante este processo que ocorra uma convergência das estimativas para o que seja a “resposta” correta. Finalmente, o processo é encerrado com base em um critério predefinido de finalização (ou seja, um número de ciclos ou de atingimento do consenso, ou estabilidade de resultados) quando a média ou mediana do ciclo final estabelece o resultado final (Wikipédia, acessado em 20/05/2012 AS 16:07).
No artigo, os