recebimento e expedi ao
Encontram-se no Centro de Distribuição três tipos de produtos: os classificados como linha seca, que não necessitam de climatização; os climatizados, que são os chocolates e os refrigerados, que são os iogurtes. Quanto ao tempo de estocagem, este varia de acordo com o prazo de validade do produto, do volume faturado e se o produto é promocional.
As operações de armazenagem realizadas dentro da empresa dividem-se em recebimento, movimentação e expedição. No recebimento, a primeira etapa consiste no momento em que a carga WMS o pedido de compra, com os dados da nota, produto, quantidade e status de bloqueio. Em seguida, quando ocorre a chegada do veículo ao CD, o colaborador confere os dados da nota fiscal e realiza o processo de recepção no sistema WMS, gerando um lote de recebimento para a nota. Feito isto, o colaborador é convocado via radiofrequência a realizar a conferência do produto, quantidade e data de fabricação. Os dados são enviados para o sistema WMS, por meio da leitura do código de barras da Unidade de Movimentação e Armazenagem (UMA), que vem de fábrica com o palete.
No armazenamento, após a conferência, o WMS determina o local de armazenagem do palete, ou seja, é feito um endereçamento. Feito isto, o WMS convoca o operador para transportar o palete até sua posição de armazenagem. Na expedição, após o faturamento do pedido o mesmo é exportado para o WMS através da interface, com os dados da nota fiscal, itinerário de carga (I.C.), produto, quantidade, corte de datas e S.L. (separador de lote). O processo é praticamente o mesmo do armazenamento, onde é gerado o lote de serviço para expedição. De acordo com as características do