Ilhas Galapagos
GRAFICO OU FOTO
Formadas através do resfriamento de lava vulcânica, as Ilhas Galápagos são localizadas próximas à costa do Equador, no Oceano Pacífico. Por estar localizada em um local onde ocorre o encontro de 3 grandes correntes marinhas, as Galápagos possuem uma grande diversidade de vida marinha, pois essas correntes têm combinado flora e fauna de ambientes contrastantes e dado origem a únicas espécies marinhas.
MAPA
A Iguana Marinha é o único lagarto capaz de nadar existente no mundo e é uma das muitas extraordinárias espécies que se podem encontrar nessas ilhas. Elas vivem em colônias nas costas rochosas. Quando Charles Darwin as viu pela primeira vez, descreveu-as como "mais repugnantes, lagartos desajeitados" e com "horrível aparência". Mas para compensar essa aparência, essas iguanas tiveram incríveis adaptações ecológicas. Devido a essas adaptações, em cada ilha do arquipélago, essas iguanas possuem diferentes formas, tamanhos e cores.
Apesar de parecerem ferozes com seus dentes e garras afiadas, esses animais são herbívoros e inofensivos, se alimentando apenas de algas.
As Iguanas são vulneráveis à extinção, portanto são protegidas pelo Parque Nacional.
FOTOS DE IGUANAS E DE CHARLES DARWIN
Mas já haviam outros moradores nas Ilhas Galápagos, muito antes das Iguanas Marinhas chegarem. Esses moradores são os Leões Marinhos, eles foram uma das primeiras espécies a habitar o arquipélago.
São muito calmos, estão sempre na beira do mar ou até mesmo na areia descansando. Por serem muito brincalhões, chamam a atenção dos turistas, mas é sempre importante