terrorismo e xenofobia
O Arquipélago de Galápagos é constituído por 58 ilhas localizadas a 1000 quilômetros do litoral do Equador.
O Arquipélago de Galápagos é considerado um refúgio ecológico localizado há aproximadamente 1.000 quilômetros do litoral do Equador. Esse arquipélago é constituído por 58 ilhas que fazem parte dos domínios do Equador, dessas, somente quatro são ocupadas por homens, nessas ilhas é possível encontrar uma rica biodiversidade, além de abrigar animais endêmicos como as tartarugas dos Galápagos que possui 1,80 m de comprimento, chega a pesar 225 kg e vive até os 150 anos. O lugar atraiu centenas de pesquisadores por ser considerado um grande laboratório biológico.
O conjunto de ilhas do arquipélago é formado a partir de manifestações vulcânicas que surgiram há cerca de 5 milhões de anos. Provavelmente os animais chegaram ao arquipélago e no decorrer do longo processo evolutivo e outros fatores determinantes, como as barreiras impostas pela biogeografia, derivaram seres vivos particulares, ou seja, que são encontrados somente em determinadas ilhas, o isolamento geográfico impediu que houvesse troca genética entre os seres.
As ilhas Galápagos atraíram importantes estudiosos, especialmente o naturalista Charles Darwin que, a partir das observações feitas no lugar, desenvolveu algumas teorias, além de servir como base para elaboração de obras como A viagem do Beagle e A origem das espécies. Atualmente é um Patrimônio Natural da UNESCO.
Origem das espécies
Em 1859, 24 anos depois da visita às ilhas encantadas, Darwin apresentou uma nova perspectiva ao mundo, com a publicação de sua teoria da seleção natural. Ele explicou que organismos com certas características favoráveis tinham mais chances de sobreviver do que outras (sem esses mesmos traços) e, assim, passar essa herança às seguintes gerações. Com o tempo, essas características positivas de um mesmo grupo de organismos resultariam na formação de uma nova espécie, melhor adaptada a seu