Causas do terrorismo
* A divisão de um território para a criação de um novo país; * A imposição de uma forma particular de governo; * Oposição a um governo ou a um exército; * Desespero; * A guerra (que também é considerada uma consequência); * Xenofobia e racismo; * Fanatismo religioso; * Luta contra um regime opressor; * Nacionalismo; * Pobreza; * Desagrado pelo Governo; * Conflitos pelo Território;
São muitas as causas que levam ao terrorismo mas há algumas que se destacam das outras, como são: o desespero, a guerra (como dizia Leon Uris: “O terrorismo é a guerra do pobre e a guerra é o terrorismo do rico”), a xenofobia e racismo o fanatismo religioso e consequentemente, a luta contra um regime opressor.
* Desespero
O desespero advém do facto de algumas pessoas já não verem sentido na sua vida, e isso leva a um sentimento de vingança e morte. Normalmente as causas para este desespero é a desigualdade económica, social, étnica, etc, que actualmente se vive todos os dias graças à insegurança que o mundo injusto em que vivemos nos tem proporcionado.
* Racismo e Xenofobia
O racismo é um tema que se tem falado muito actualmente. Muitas pessoas consideram pessoas de outras etnias inferiores que não deviam de partilhar os mesmos direitos e deveres, e assim o lema “todos diferentes, todos iguais” ainda não é aceite por todos os cidadãos. Um dos grandes exemplos de racismo é o Apartheid, que subjugava e maltratava os negros.
É deprimente que numa sociedade tão desenvolvida ainda haja ideias tão primitivas. Aliás, até está provado cientificamente que somos todos iguais e por isso todos devemos ter os mesmos direitos e deveres. Assim, o racismo e a xenofobia vão contra alguns artigos da Declaração dos Direitos Humanos, como é o caso do Artigo II e do Artigo V. “Artigo II: Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie,