Terrorismo
Actualmente o terrorismo é um tema muito abordado na nossa sociedade, pois este é um assunto que preocupa e com o qual muita gente se interroga.
Possivelmente este tema é cada vez mais importante devido ás circunstâncias em que vivemos hoje em dia, a sociedade onde perigo é cada vez maior, onde qualquer passo que demos podemos “encontrarmo-nos” com um tragédia.
Nós, os jovens contactamos com o terrorismo pela primeira vez nos atentados do 11 de Setembro de 2001,ao Pentágono em Washington, e as Torres Gémeas em Nova Iorque. Imagens estas que nos chegaram a partir dos meios de comunicação e que nos marcaram muito devido principalmente ao seu grau de gravidade.
Seja em nome de Deus, da independência nacional ou do poder do Estado, o terrorismo é sempre um inimigo da democracia e da liberdade individual e colectiva. Por isso, tem de ser compreendido e, acima de tudo, combatido.
A partir deste acontecimento tudo mudou, os ataques terroristas tornaram-se mais sucessivos, e ninguém sabe quando e onde poderá ocorrer um novo atentado.
Devido a importância deste assunto, o terrorismo e a luta contra ele têm sido temas obrigatórios nos contactos internacionais.
O que é o Terrorismo?
Terrorismo designa-se por um Sistema ou Regime, baseado no terror, isto é, no impacto psicológico negativo (sofrido por indivíduos, grupos ou massas) provocado por atos de violência calculada, com um determinado objetivo quer ele seja políticos, ideológicos ou religiosos, através da utilização sistemática da intimidação, da coerção ou da instilação do medo.
O termo "terrorismo" apareceu pela primeira vez em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Referia-se ao regime de terror em que a França mergulhou entre Setembro de 1793 e Julho de 1794. Alguns historiadores denominam também de terrorismo a onda anarquista que se espalhou na Europa em fins do século XIX. Daí ser dito que “As raízes do terrorismo moderno remontam à Revolução Francesa”
Uma característica