Terrorismo
Terrorismo, fenômeno típico do século XX, é violência ou outros atos danosos cometidos contra civis com fins políticos ou ideológicos. A maioria de tais atos são causados com a intenção de causar medo e terror. O tema é facilmente encontrado nos meios de comunicação de todo o mundo, haja vista os atentados de onze de setembro e outros recentes, como o acontecido na Rússia em 2006. Iremos expor os seguintes tópicos: causas do terrorismo, facções terroristas, práticas terroristas e terrorismo na mídia.
Causas e conseqüências do terrorismo Geralmente, o terrorismo é causado por vários fatores, cujos principais são: a divisão de um território para a criação de um novo país, o que está ocorrendo atualmente na faixa de Gaza entre Israel e a Palestina, a imposição de uma forma particular de governo, o que acontecia no Iraque há pouco tempo e oposição a um governo ou a um exército, o que acontece atualmente no Iraque.
Devido aos atentados, principalmente no Iraque, dezenas de pessoas morrem diariamente por bombas ou guerrilhas acontecidas em plena cidade
História do Terrorismo
O termo "terrorismo" apareceu pela primeira vez em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Referia-se ao regime de terror em que a França mergulhou entre setembro de 1793 e julho de 1794. Alguns historiadores denominam também de terrorismo a onda anarquista que grassou na Europa em fins do século XIX.
Os primeiros atos terroristas com as características que hoje conhecemos apareceram em 1912, quando um grupo de macedônios, hostis à Turquia, começou a colocar bombas nos trens internacionais. Por essa época, no início do século, os dicionários ainda traziam uma singela explicação para o termo terrorista: "Pessoa que espalha boatos assustadores; que prediz catástrofes ou acontecimentos funestos; pessimista."
Como veremos mais à frente, daquela época até os nossos dias, o número de organizações terroristas e suas ações aumentaram em progressão geométrica, a tal