Armazenamento em Nuvem
DISSERTAÇÃO
O QUE É ARMAZENAMENTO EM NUVEM?
Até poucos anos atrás o armazenamento em nuvem era tido como uma tendência. A aposta era de que ninguém mais fosse precisar instalar um programa em seu computador, pois tudo seria feito pela internet através do armazenamento em nuvem. O armazenamento em nuvem é a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores interligados por meio da internet. O armazenamento é feito por meio de serviços que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, e sem necessidade de instalação de qualquer programa, tudo feito através da internet, sendo assim, muito mais viável do que armazenamento em dispositivos físicos.
Especialistas consideram o Armazenamento em Nuvem como uma “nova fronteira da era digital”, várias grandes empresas já iniciaram os trabalhos com Armazenamento em Nuvem, aos poucos essa tecnologia está ingressando no mundo, atualmente está ingressando em empresas e logo menos estará sendo usada até em computadores domésticos.
O armazenamento em nuvem vem crescendo cada dia mais, e já faz parte do cotidiano de muitas pessoas e empresas no mundo todo. E como não para de crescer, a expectativa é que cresça cada dia mais, e que um dia seja possível rodar todo um sistema operacional em nuvem.
O armazenamento em nuvem, ou, computação em nuvem, é uma evolução dos serviços e produtos de tecnologia da informação sob demanda, também chamada de Utility Computing. O objetivo da Utility Computing é fornecer os componentes básicos como armazenamento, CPUs e largura de banda de uma rede como uma “mercadoria” através de provedores especializados com baixo custo unitário. Usuários desses serviços não precisam se preocupar com escalabilidade, porque a capacidade de armazenamento fornecido é praticamente infinita.
Ela possui disponibilidade total, ou seja, os usuários podem gravar arquivos a qualquer hora, e nunca serão bloqueados.