Armazenamento em nuvem
O conceito de nuvem vem da ideia de algo alocado na rede mundial de computadores – a internet. Dessa forma, é possível acessar fotos e documentos importantes em qualquer máquina. Para isso, basta contratar algum serviço de armazenamento em nuvem disponível e, por meio do navegador, acessar seus dados de onde quer que você esteja.
- É seguro?
Por ser protegido com senhas, assim como e-mails, esse tipo de armazenamento acaba sendo muito seguro. Mas claro que precauções são sempre bem-vindas. Cuidados como ao acessar links duvidosos ou entrar em sites desconhecidos.
- O que posso guardar na nuvem?
Qualquer tipo de documento, desde fotos até vídeos. Só é necessário ver quanto o seu pacote permite armazenar, 5GB, 10GB, 20GB, e por aí vai. E evite acessar seus documentos em computadores desconhecidos.
Quais sãos as desvantagens?
A maior desvantagem da computação em nuvem vem fora do propósito desta, que é o acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados.
Velocidade de processamento: caso seja necessária uma grande taxa de transferência, se a internet não tiver uma boa banda, o sistema pode ser comprometido. Um exemplo típico é com mídias digitais ou jogos;
Assim como todo tipo de serviço, ele é custeado.
Maior risco de comprometimento da privacidade do que em armazenamento off-line.
- Devo ou não devo utilizar a nuvem?
Guardar documentos importantes no HD do computador já é coisa do passado para muitos usuários. Isso porque além de os arquivos ficarem a mercê de possíveis vírus e defeitos do sistema, ficam localizados somente uma máquina e podem ser dificilmente acessados, caso o usuário esteja em outro lugar. Para quem utiliza HDs externos e pen drives também corre o risco de possíveis danos nos dispositivos ou de, simplesmente, perdê-los, por isso muitos vêm apostando no armazenamento em nuvem.
Portanto se você quer uma maior