politica pública e sosciedade
Responda as seguintes questões:
Diferencie ‘análise política’ de ‘análise de políticas públicas’?
R: Análise de política tem uma aplicação de amplitude maior, abrange fenômenos políticos tais como: eleições, partidos, instituições políticas, correlações de forças entre grupos etc.
Análise de políticas públicas tem seu foco em atividades práticas, que podem ou não ser de governos, voltada ao espaço público.
Quais são os modelos teóricos que influenciam a análise de políticas públicas?
R: Modelo institucional; o modelo de processos; o modelo da teoria de grupos; o modelo de elites; o modelo racional, o modelo incremental; o modelo da teorias dos jogos; o modelo da escolha pública e o modelo sistêmico.
Apresente características resumidas de cada modelo de análise.
Modelo institucional: este modelo entende se como políticas públicas como produto das instituições políticas.
Modelo de processos: processos são diversas atividades políticas que formam as políticas públicas e o modelo identifica como tais processo se dão a partir do comportamento dos atores políticos.
Modelo da teoria do grupo: segundo os teóricos que criaram esse modelo, a política é enxergada como um processo no intuito de obter equilíbrio entre o interesse de diferentes grupos. Esses grupos com os mesmos interesses pressiona o governo para que sua demanda seja atendida.
Modelo Elitista: Esse modelo a política é o resultado de preferências e valores de elites governamentais, sem uma influência significativa dos governados sobre as políticas públicas, a elite que molda a opinião pública com forme as suas preferencias.
Modelo da política racional: política racional é aquela que atinge o maior ganho social excedendo os custos da produção da política. A política é uma razão positiva entre os valores alcançados e os recursos despendidos.
Modelo incremental: neste modelo, as políticas públicas nunca promovem nem devem alterações radicais no status quo.