RESUM O DO ASSUNTO DE CRIMINOLOGIA
Feito por Daniele S. gonçalves
OBS: Esquema feito a partir do que a professora anotou em aula, com algumas complementações retiradas do livro com devida referência as páginas das quais foram retiradas.
Conceito: Tem enfoque zetético ( ciência do ser, investigar realidade), cujo objetivo é o crime, criminoso, controle social formal e vítima . Contribuindo para o controle da criminalidade (finalidade), por meio da prevenção.
Prevenção →Primária cultural, econômica e social. Socialização adequada do indivíduo (políticas sociais). → Secundária reconhecer as circunstâncias criminológicas e tentar atuar sobre elas. (Fato já ocorrido utiliza controle social formal). → Terciária todo aparato jurídico contra a reincidência.
POLÍTICA CRIMINAL
CRIMINOLOGIA MODERNA
DIREITO PENAL Não pode ser considerada uma ciência, pois é uma disciplina sem método próprio e que esta disseminada pelos diversos poderes da União e pelas diferentes esperas de atuação do Estado. Portanto, são Conjunto de ações, estratégias articuladas e planejadas que compõe o controle social formal.
Ciência Zetética uso do método empírico, indutivo e interdiciplinar. Interesse em saber como é a realidade para explicá-la e compreender o problema criminal, bem como transformá-la (contribuindo com a prevenção e controle).
Ciência Dogmática uso do Método lógico–dedutivo. Preocupa-se com o crime em quanto fato descrito na norma penal, para descobrir sua adequação típica, isto é, interpreta a norma e aplica ao caso concreto, a partir de seu sistema(punição). Tem o objetivo de adotar estratégias dentro do Estado para o controle da criminalidade.
Forma base material, no substrato teórico dessas estratégias.
Encarregado em converter em preposições jurídicas, gerais e obrigatórias o saber criminológico discutido pela política criminal.
DIFERENÇA CRIMINOLOGIA TRADICIONAL X MODERNA
CRIMINOLOGIA TRADICIONAL CRIMINOLOGIA MODERNA