terrorismo
Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas
Introdução aos Estudos Culturais
Terrorismo
Daniela Alves nº54625
Vila Real, Dezembro de 2012
Introdução
O presente portefólio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Introdução aos Estudos Culturais e tem como objectivo reconhecer o terrorismo como um problema do mundo actual, da sociedade em que estamos inseridos. Sendo assim, é pertinente apresentar uma explicação deste conceito para perceber quais as suas causas e possíveis consequências.
O trabalho retrata o terrorismo como sendo um fenómeno de actos intencionais praticados pelas diferentes organizações terroristas que afecta gravemente um país praticado com a intenção de intimidar; desestabilizar ou destruir as estruturas políticas, económicas ou sociais de um país ou organização. Verifica-se, porém, que existe alguma confusão nos entendimentos da natureza do fenómeno, discordâncias nas opiniões sobre o alcance da sua acção, assim como divergências sobre qual a melhor forma de o enfrentar.
A ideia do presente trabalho resultou na confluência de algumas linhas de reflexão, demonstrando a pertinência do enquadramento na abordagem da unidade curricular. Deste modo, o desenvolvimento deste tema suscitou-me a atenção pelo facto de ser um fenómeno que precisa de ser prevenido para o bem-estar dos cidadãos mundo. Deste modo, o presente trabalho foi sustentado por literatura científica (artigos e livros), para fundamentar de forma credível o tema em discussão.
Documento nº1
Dehesa, G. (2004): ”Las consecuencias económicas de los ataques terroristas.”. El País.
Resumo
A finalidade deste artigo é dar a conhecer as consequências que um atentado pode causar a um país, a nível económico. O autor relata que um ataque terrorista tende a reduzir a riqueza de um país devido à destruição que causa. Deste modo, a segurança e confiança das pessoas vai diminuir, criando poucas expectativas e incertezas em relação