MOVIMENTO SOCIAL
Na atual conjuntura conceituar movimento social é muito complexo, todavia, existem inúmeros estudos a cerca da temática, porém, o que podemos afirmar é que no mundo globalizado temos duas perspectivas divergentes: uma cultura lista articulada aos movimentos sociais e a outra classista ligada às classes sociais.
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.
As ações coletivas mais conhecidas no Brasil atualmente são: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros, das mulheres e dos LGBT.
A emergência de novas formas de associativismo e o terceiro setor nos anos 90:
A natureza do terceiro setor foi construída nos últimos anos a partir de transformações no campo das ONG,s, dos movimentos sociais e das associações filantrópicas e comunitária. As novas ONG,s do terceiro setor não tem perfil ideológico definido, falam em nome de um pluralismo.
ONGs _ Organizações Não governamentais. Militantes assessores e simpatizantes deixaram de exercitar a política por meio da atuação do social movimentos sociais, movidos pela paixão, pela ideologia, passaram a se aproximar das ONGs e se ocupou em elaborar pautas e agendas de encontros,