TERRORISMO
Introdução
Definição
Surgimento da palavra
História do Terrorismo
Métodos, finalidades e estrutura
Objectivos das acções terroristas
Desenvolvimento das organizações terroristas
Organizações terroristas
Organizações anti-terroristas
Tipos de Terrorismo
Causas do terrorismo
Consequências do terrorismo
Formas de terrorismo
Terrorismo e os media
Atentados terroristas
Conclusão
Bibliografias
Anexos
Introdução
"Entre os horrores de um final de século apocalíptico, que incluem a corrupção moral generalizada e a indiferença diante da pobreza absoluta, surge da sombra o terrorismo para mostrar ao mundo o lado mais cruel do homem."
O terrorismo é um fenómeno típico do século XX. Crimes e guerras sempre existiram na história conhecida da humanidade, mas os actos terroristas, que em violência podem ser situados entre esses dois, é uma característica do nosso século.
É verdade que em séculos passados houve atentados contra autoridades e órgãos públicos, mas estes quase sempre resultaram da acção deliberada de uma pessoa ou no máximo de um grupo formando um complô, montado exclusivamente com aquele objectivo e que após consumado o atentado se dissolvia.
O terrorismo é diferente. Trata-se de grupos organizados que agem sob uma bandeira qualquer, sempre com o objectivo de destruir. Todos os membros desses grupos estão absolutamente convencidos da nobreza de suas causas e da justeza de suas acções. Na correcta análise do jornalista francês Gilles Lapouge, "esses assassinos cegos consideram-se santos, heróis, pessoas sacrificadas, que hoje provocam a desgraça com o objectivo de preparar a felicidade do amanhã."
Mas tendo em vista as notáveis acções terroristas dos últimos anos, o terrorismo ganhou significados variados e polivalentes.
O termo terrorismo não possui um significado próprio, alguns dicionários dizem que terrorismo é uma forma de impor uma opinião de forma violenta, como o dicionário Oxford, por exemplo. O uso ilegal de