Biomed
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
DISCIPLINA DE MÉTODOS FÍSICOS APLICADOS À BIOMEDICINA.
BALANÇAS E MÉTODOS DE PESAGEM
CURITIBA
2013
ARTUR VASSÃO DE BARROS
BRUNA DIAS GAMA
PAMELA DA COSTA DOS SANTOS
BALANÇAS E MÉTODOS DE PESAGEM
Relatório apresentado à disciplina de
Métodos Físicos aplicados à Biomedicina, como requisito parcial de avaliação. Sob orientação do professor Rodrigo Silva.
CURITIBA
2013
1. INTRODUÇÃO
Segundo Paracelso (1493-1541), “a diferença do remédio e do veneno está na dose”, este é o principio que da início aos métodos de pesagem. Antigamente as balanças eram usadas para comparar o peso de produtos, com o objetivo de troca-los, ou então para medir a massa de certo corpo, essas balanças possuem dois braços iguais e uma haste metálica, onde ficava um prato de cada lado para permitir a pesagem e comparação. Hoje em dia, as balanças têm inúmeras utilidades, e muitos modelos para suprir as necessidades do mercado. Podendo ser semianalíticas (com menor precisão) e analíticas (de alta precisão) que são projetadas para laboratório por conterem de 4 à 5 casas decimais. No S.I. a unidade de massa é o quilograma, sendo massa a quantidade de matéria contida num corpo e peso é a influência na gravidade de um corpo.
Para utilizar a balança, são necessários certos cuidados, como um lugar adequado, posição da balança, calibração e também observar as influências físicas que podem ocorrer durante a pesagem, tais como: umidade, eletrostática, temperatura, entre outras.
2. OBJETIVOS
* Entender a importância de medir com exatidão * Observar o funcionamento da balança * Compreender como instalar e utilizar a balança
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS * Balança analítica * Balança semianalítica * Copos plásticos (OU BECKER) * Cloreto de sódio * Espátulas e colheres * Copos plásticos descartáveis
3.2 MÉTODOS * Nivelou-se as balanças,