Biomed
A Biomedicina
É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las.
O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, entre outras habilidades.
Esse profissional trabalha em hospitais,clinicas,na docencia,nas industrias, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos. São mais de 40 anos de cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população.
A área de atuação do biomédico é muito grande, porem a de analises clinicas é uma das mais procuradas.
No Brasil, cerca de 80% dos profissionais Biomédicos trabalham com analises clinicas. Boa parte dos laboratórios de Patologia Clínica/Análises Clínicas estão sob a responsabilidade técnica de Biomédicos. O mercado do diagnóstico laboratorial é gigantesco. Existem no Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, aproximadamente 12 mil laboratórios de Análises Clínicas, entre os de saúde pública e os prestadores de serviço. Boa parte deles tem profissionais Biomédicos como proprietários, gerentes, responsáveis técnicos e prestadores de serviços ou funcionários.
Analises Clinicas
Permite ao biomédico realizar análises e emitir laudos nas áreas de Análises Bromatológicas, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Bioquímica, Genética, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Parasitologia, Saúde Pública e Virologia. O biomédico está apto a atuar na coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas para a realização dos mais diversos exames, bem como supervisionar setores responsáveis por tais procedimentos.
Exceções: É vedado ao biomédico atuar na coleta de materiais