hiperatividade
PEDAGOGIA 4º PERIODO
Adriana, Ilka, Karlla, Mayara, Priscila e Wanessa
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O que é?
A hiperatividade e déficit de atenção é um problema mais comumente visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).
Quem apresenta? de 3 a 5% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 5 a 10 anos de idade) apresentem hiperatividade e/ou déficit de atenção.
Como se desenvolve? é mais notado quando a criança inicia atividades de aprendizado na escola, pelos professores das primeiras séries, quando o ajustamento à escola mostra-se comprometido. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O que causa?
Não existe até o momento uma causa específica para o problema. Alguns genes têm sido descobertos e descritos como possíveis causadores do transtorno. Lesões neurológicas mínimas (impossíveis de serem vistas em exames) que ocorreriam durante a gestação ou nas primeiras semanas de vida, também são levantadas como possíveis causas. Alterações das substâncias químicas cerebrais
(neurotransmissores).
Como se manifesta?
Podemos ter três grupos de crianças (e também adultos) com este problema. Um primeiro grupo apresenta apenas desatenção, outro apenas hiperatividade e o terceiro apresenta ambos, desatenção e hiperatividade.
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Quais são os sintomas da pessoa com desatenção?
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
Tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas;
Não segue instruções e não termina seus deveres escolares;
Tem dificuldade na organização de suas tarefas e atividades;
Evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço