Resumo galápagos
DOCUMENTÁRIO: GALÁPAGOS
Agosto/2012
"As Galápagos... uma fonte permanente de coisas novas."
- Charles Darwin, carta a Joseph Hooker
O documentário Galápagos (BBC: Galápagos Documentary) apresenta uma aventura no Éden de Darwin. Ele observou as características geológicas das ilhas. O seu solo era negro o que o fez concluir que este arquipélago tinha origem vulcânica. Ele conversou com os locais, identificou diferentes espécies de animais.
Em relação à flora, Darwin pôde verificar que as áreas mais baixas das ilhas eram pobres em vegetação enquanto que as zonas superiores úmidas possuíam uma bela e variada flora.
A visita de Darwin à Galápagos foi muito importante devido, maioritariamente, aos tentilhões e às tartarugas gigantes. Foi principalmente devido às características destas espécies, entre outras, que Darwin se baseou para criar a sua teoria, ‘Teoria da Evolução das Espécies’.
Darwin percebeu que o bico dos pássaros era adaptado para funções específicas, como a quebra de sementes. Alguns tentilhões possuíam bicos curtos e duros pois consumiam sementes de extrema dureza, e assim devido a esta adaptação do bico já se podiam alimentar, já que no local onde se encontravam havia apenas este tipo de sementes. A partir daqui, percebeu que as estruturas análogas evoluem para se adaptar ao meio ambiente.
Através dos habitantes das Galápagos, Darwin descobriu que as tartarugas gigantes eram diferentes em cada ilha. O que serviu de base para a percepção da diferenciação das espécies.
Durante a sua viagem pelas Galápagos, Darwin também analisou o solo, coletou plantas, insetos e percebeu que o meio ambiente daquele arquipélago