CHARLES DARWIN – VIDA E OBRA
Charles Darwin nasceu em 1809 na cidade de Sherwsburry, em Inglaterra. O seu pai, Robert Waring Darwin era médico e religioso devoto. Assim sendo, Darwin foi guiado para a profissão de médico, tendo mesmo frequentado a Universidade de Endiburgh para estudar medicina. Porém, veio a compreender que essa profissão não era para ele, e assim, de novo guiado por influência do pai, foi para Cambridge a fim de estudar Teologia.
Em Cambridge, como em Endiburgh, Charles não foi nenhum prodígio, pois a sua verdadeira paixão era a Ciência e História Natural.
Foi Henslow (botânico e professor em Cambridge), amigo de Darwin quem de facto lhe indicou o seu verdadeiro caminho de cientista. Foi ele quem conseguiu para Darwin um lugar no H.M.S. Beagle, navio a bordo do qual Darwin iria acumular as provas que formariam o alicerce da sua teoria. O seu pai, que não reagiu bem a essa expedição e chegou mesmo a proibi-lo de embarcar, acabou por ceder diante da intervenção do tio de Charles, Josiah Wedwood.
Assim, dois dias após o Natal de 1831, Charles Darwin, com apenas um diploma de Teologia, zarpou como naturalista do Beagle, numa viagem de 5 anos ao redor do Mundo. A viagem levou Darwin primeiro às ilhas de Cabo Verde, depois para a América do Sul, onde visitou muitos lugares ao longo da costa, depois para a Nova Zelândia e Austrália, via Ilhas Galápagos, entre outros variados locais, tendo regressado de novo para a terra natal, em 1836.
Durante a viagem, Darwin passou períodos de doença, mas onde quer que o navio passasse, ele colectava rochas, fósseis, aves, insectos e também animais de grande porte. Para Darwin, a parte mais importante de toda a viagem e até talvez mesmo de toda a sua vida, foram as quatro semanas que ele passou explorando as Ilhas Galápagos, arquipélago isolado no Pacífico, a algumas centenas de quilómetros a oeste do Equador. Aí, ele