roteiros
A sua obra de referência, «On the Origin of Species by Means of Natural selection, or preservation of favoured races in the struggle for life», em português «A origem das espécies», publicada em 1859, em que Darwin sustenta as suas teses, como se perceberá, teve uma má recessão por parte da sociedade científica do seu tempo.
Darwin disse que o homem descende do macaco?
Não. Darwin escreveu que tanto os homens atuais quanto os macacos atuais tiveram antepassados primitivos. Mas essa tem sido a mais resistente falsidade sobre o darwinismo.
Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo descendente em comum.
O evolucionismo de Darwin falava do mecanismo da seleção natural e argumentava que as populações tendiam a crescer em proporção geométrica, se estabilizava em um certo nível, ocorria uma luta pela existência; porque nem todos os seres podiam sobreviver e reproduzir e havia uma variação lenta e gradual da espécie e só sobreviveriam com êxito aqueles que conseguissem transmitir seus genes para as próximas gerações.
Quais são as cinco teorias que sustentam Darwin até os dias atuais?
EVOLUÇÃO – O mundo vivo não foi criado nem se recicla perpetuamente. Os organismos estão em um lento, mas constante processo de mutação.
O