vida e obras de charles darwin
Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, na Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Ele foi o quinto dos seis filhos do médico Robert Darwin e sua esposa Susannah Darwin. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas oito anos. Durante a infância, Darwin já mostrava interesse pela biologia: ele colecionava minerais, insetos, ovos de pássaros, além de cães e ratos.
Em 1825, Darwin foi estudar Medicina na Universidade de Edimburgo. Contudo, sua aversão à prática cirúrgica da época levou-o a negligenciar os estudos médicos. Com muito interesse nas questões naturalistas, Darwin passa a freqüentar sociedades estudantis que tratavam do assunto, como a Sociedade Pliniana, onde se liam comunicações sobre história natural. Em 1827, seu pai, decepcionado com a falta de interesse de Darwin pela medicina, matriculou-o em um curso de Bacharelado em Artes na Universidade de Cambridge para que ele se tornasse um clérigo. Em Cambridge, entretanto, Darwin preferia cavalgar a ficar estudando. Ele também passava muito do seu tempo coletando besouros com o seu primo William Darwin Fox.
Em 1831, Darwin fez a viagem que mudaria o rumo de sua vida. Acompanhado do capitão Robert FitzRoy, ele saiu em uma expedição de dois anos que deveria mapear a costa da América do Sul, a bordo do barco inglês H.M.S. Beagle. A sua viagem a bordo do Beagle – que de dois passou para cinco anos – e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da seleção natural. Essa longa viagem deu a orientação que Darwin imprimiria à pesquisa sobre o tema fundamental de sua obra: a teoria da origem das espécies. Darwin colecionou fósseis e observou inúmeras espécies vegetais e animais, além de assistir a fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. Seu primeiro livro, Pesquisas sobre a geologia e a história natural nos vários