Análise do Filme: Mentes Perigosas
SINOPSE
O filme “Mentes Perigosas” conta a história verídica da ex-fuzileira naval e professora Louanne Johnson. Sua trajetória em uma escola norte-americana de Ensino Médio para alunos muito capazes, porém, com grandes problemas sociais é abordada. Ela se depara com alunos problemáticos e sem nenhum interesse pelos estudos, ao perceber que não é possível manter uma postura tradicional de ensino, resolve reformular sua prática pedagógica para criar um vínculo com seus alunos, a fim de motivá-los. Transforma então a sua atitude dentro de sala de aula, trazendo temas que são próximos à realidade de seus alunos, porém ela enfrenta a resistência da direção da escola que acredita que o que deve ser feito é seguir um programa educacional pré-estabelecido, e nunca oferecer atividades que não forem relacionadas a ele, ela porém não se intimida e decide continuar com sua prática, fazendo uso da poesia como meio de incentivar seus alunos a refletirem sobre a dura situação social na qual se encontram.
ANÁLISE DO FILME
A história que se passa neste filme tem como base o livro “My posse don’t do homework” de Louanne Jonhson, uma história verídica contada por ela sobre ela mesma uma ex-fuzileira naval e seu sonho de se tornar uma professora de inglês.
Ela tem oportunidade de realizar esse sonho quando um amigo seu Hal, que já é professor na Parkmont High School a indica para um cargo de professora e ela consegue rapidamente a vaga e é conduzida a lecionar em período integral numa ala denominada “academia”, local onde alunos de baixa renda, em sua maioria latinos tem aulas, e como eles mesmos dizem são obrigados a estar, ao aceitar o cargo ela nem sequer sonhava que seria professora de uma turma de adolescentes revoltados e desinteressados de estudar, em seu primeiro contato após ser maltratada por eles decide virar as costas e nunca mais voltar, porém seu amigo Hal, a convence que ficar é a melhor coisa e que o que ela tem que