A VIDA DE CHARLES DARWIN
Charles Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, onde iniciou seus estudos na escola de Shrewsbury. Em 1825 seguiu para Edimburgo com o objetivo de estudar medicina e trabalhar como médico. Com o tempo Darwin ficou insatisfeito com o curso, percebendo sua falta de talento. Com isso, RobertWaring Darwin, seu pai, o mandou para Cambridge para estudar filosofia o Christ’ s College e se dedicar ao clero, se formando em 1831.
Charles Darwin sempre manteve o interesse pela natureza, principalmente na área de botânica e entomologia, cujo fato que contribuiu para incentivar o seu interesse foi seu avô, Erasmos Darwin que foi cientista e autor de pequenos relatórios evolucionistas, contribuindo para antecipação de teorias posteriores.
Com o tempo Charles Darwin ganhava experiência científica conhecendo e trocando informações com homens da ciência e conhecendo diferentes biodiversidades. No dia 27 de dezembro de 1832, Darwin aceitou o convite de participar da expedição científica organizada pelo império britânico e iniciou na embarcação HMS Beagle sua famosa jornada como naturalista não remunerado.
Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com sua prima em primeiro grau Emma Wedgwood, com quem teve 10 filhos, entre eles anny darwin, que faleceu em tenra idade, levando charles a perder a fé em Deus.
Entretanto, sua carreira como naturalista iria despontar de fato, depois de ter recebido uma carta, onde seu tutor e professor, o reverendo Henslow, recomendou Charles, como acompanhante do capitão Robert Fitzroy, a bordo do HMS Beagle em uma expedição que tinha por finalidade mapear toda a costa da América o Sul.
Em todos os lugares pelos quais passou, Darwin coletou espécimes locais, totalizando um número enorme de organismos, que até então, eram desconhecidos pela ciência, utilizando-os para posterior estudo e minuciosa análise. Na América do Sul encontrou similaridades entre fósseis de animais extintos e espécies modernas. Nas ilhas Galápagos