clahs
RESUMO
A iguana-marinhaé o único lagarto do mundo com hábitos marinhos e é uma das muitas extraordinárias espécies que se podem encontrar no arquipélago das Galápagos. Vive em zonas rochosas da beira-mar e alimenta-se de algas que apanha quer na zona de rebentação quer mergulhando junto à costa. Pode passar até uma hora debaixo de água.
Galápagos, forma um arquipélago na costa da América do Sul. Este arquipélago são ilhas vulcânicas, e nunca foram ligadas a uma massa de terra, por isso acredita-se que as iguanas atravessaram sobre a água, da América do Sul para essa ilhas há cerca de 10 a 15 milhões de anos.
Uma iguana-marinha adulta.
Um fenômeno curioso são as chamadas iguanas híbridas, nascidas do cruzamento de uma iguana-marinha macho com uma iguana-terrestre fêmea. As iguanas híbridas podem viver tanto na terra quanto no mar. Esta espécie foi um dos animais estudados por Darwin durante sua estádia em Galápagos.
Esta espécie geralmente vive em colônias onde os recifes são rasos e ocorrem com uma extensa zona entre marés e uma costa rochosa. Eles são encontrados em trechos a cerca de dois a cinco metros acima do nível do mar, mas também podem subir a alturas de 80 metros. Eles também precisam ter acesso a áreas arenosas onde enterrarão seus ovos. Embora as Ilhas Galápagos ficam perto da linha do equador, a água é extremamente fria, por razão das correntes oceânicas.
(Amblyrhynchuscristatus) Animalia, Iguanidae
INTRODUÇÃO
Anatomia: O que Darwin afirmou de início não era verdade, pois os Amblyrhynchuscristatus nem sempre são pretos; os jovens têm uma tarja de cor mais clara dorsal, e alguns exemplares adultos são cinza. A razão para o tom sombrio é que a espécie deve absorver rapidamente o calor para minimizar o período de letargia depois de sair da água. Alimentam-se quase exclusivamente de algasmarinhas, expulsando o excesso de sal das glândulas nasais, enquanto aproveitam o sol, e o revestimento