Gestão de coflitos
Introdução
Expondo as primeiras visões a este ensaio é de salientar que tem por objectivo principal esclarecer em linhas gerais sobre a gestão de conflitos nas instituições de ensino. Entretanto, é objectivo igualmente deste trabalho mostrar uma discussão e oferecer subsídio para uma compreensão da problemática de que “a má gestão de conflitos nas instituições de ensino está associado ao estilo de liderança”. Há que dizer que o conflito é um resultado esperado que não deve ser evitado, mas sim administrado.
É mais do que claro o papel do líder na gestão de uma instituição de ensino, na medida em que definimos liderança como a capacidade de persuadir outros a proceder com entusiasmo objectivos definidos. Porém, é fraca a ideia da busca pelo bem comum sem a existência de conflitos no ambiente organizacional, o que torna-se viável e com um retorno positivo é enxergar as diferenças, saber lidar com elas, considerar a importância, da diversidade de pensamentos e ideias, da criatividade e da singularidade. Na parte final deste documento está patente a conclusão e a referência bibliográfica.
1.1.Tema: Gestão de Conflitos nas Instituições de Ensino.
1.2.Problema: A má gestão de conflitos nas instituições ensino está associada ao estilo de liderança. 1.3.Objectivos:
Apresentar as diferentes contribuições dos autores sobre a gestão de conflitos;
Mostrar vantagens da gestão participativa na negociação de conflitos para o desenvolvimento organizacional.
1.4.Importância do Tema:
A escolha deste tema foi motivada pelo facto de que muita das vezes os gerentes das instituições de ensino se defrontam com as decisões que lhes possibilitam tirar proveitos de novas oportunidades de solucionar problemas de melhor forma para o desenvolvimento organizacional. De toda forma, honra-se que os gestores precisam estar preparados para tornar a melhor decisão possível. Muitos deles tomam