ilhas galápagos
Somente quatro são povoadas: Santa Cruz, São Cristovão, Isabela e Floreana.
Surgiram pela primeira vez em dois mapas do século XVI, um desenhado por Mercator (1569) e o outro por Abraham Ortelius (1570). Foram chamadas de "Ilhas das Tartarugas"
O primeiro morador de Galápagos foi um irlandês chamado Patrick Watkins, abandonado por lá em 1807. Ele passou dois anos plantando vegetais e trocava-os por rum com os visitantes. Em 1809, ele roubou um barco e fugiu para Guayaquil.
Pertencem ao governo do Equador, lá se concentra a maior oficina biológica do planeta , feito pelo naturalista Charles Darwin que, a partir das observações feitas no lugar, desenvolveu algumas teorias, além de servir como base para elaboração de obras como A viagem do Beagle e A origem das espécies.
Formada por erupções de vulcões sob o mar, há pelo menos cinco milhões de anos,. E são justamente os produtos destas convulsões que conferem ao arquipélago uma atmosfera extraterrena, com suas camadas de lava e rochas de origem vulcânica.
Neste território há as tartarugas-gigantes, iguanas marítimas e terrestres, lagartixas de lava, tentilhões, pinguins, focas, atobá de pata azul... As ondas que formam os mares desta são consideradas magistrais pelos especialistas.
Aproximadamente 2 mil espécies da fauna são endêmicas
Atualmente, a presença de espécies invasoras domésticas, como cabras, gatos e ratos, já ameaça alguns dos animais nativos; o parque está tentando eliminar estes, porém, é uma tarefa muito difícil, pois depois de evoluir milhares de anos sem predadores, a vida selvagem das Galápagos não está adaptada para lidar com estas novas espécies. Ao viajar para as ilhas, não traga nenhuma planta ou animal consigo, e assegure-se que limpa sempre os seus sapatos ao viajar