Variados
Em meio à imensidão do oceano pacífico existe lugar como nem outro, um paraíso para os admiradores da vida selvagem, abitado por animais que não são encontrados em nem outro lugar do planeta, que estão ligados diretamente às terras, e as águas que o circulam. Estes seres são tão intrigantes que estimularam ideias que mudaram a nossa forma de ver o mundo, está é uma história de processo em lugar, um processo que se tornou o maior paradigma da biologia moderna, um lugar tão cheio de mistério que em tempos remotos foram chamadas de ilhas galápagos.
19° oeste, 1° sul, um mundo perdido na vastidão do pacífico, lar das mais estranhas espécies animais, onde a força da natureza predomina, as galápagos são remotas, a 960 km da América do sul, na faixa do equador, cada ilha possui sua própria característica e história, algumas são cobertas por floresta gerando abundância, outras hostis, fumegantes, lar de piratas e covas de dragões, estas ilhas inspiraram a teoria da evolução de Darwin. Elas não são normais, e sim um misterioso mundo pré-histórico, que suas paisagens influenciam profundamente a vida neste lugar, a terra é ligada diretamente ao centro do planeta. Em galápagos a vida se faz com vigor e originalidade. São treze ilhas principais espalhadas, com de 100 ilhotas, rochas e recifes. Uma artéria de rocha superaquecida termina na superfície, com centenas de quilômetros abaixo da crosta terrestre, é um hot spot vulcânico, galápagos está sempre fervendo, mesmo debaixo das ondas, bolhas são formadas que chega a dar a impressão que as ilhas estão em um processo de respiração, isso dá uma pita essencial para a origem das ilhas.
Galápagos é um dos lugares mais vulcânicos do planeta. O hot spot está ativo a milhões de anos, construindo ilha após ilha, mas não é apenas como essas ilhas nascem, mas onde elas nascem é o que torna as galápagos tão especiais, elas surgiram do cruzamento de quatro grandes correntes oceânicas, vindas de todos os canto s do pacífico,