A redaçao tecnica
Esse tipo de redação caracteriza-se pela objetividade, eficácia e exatidão e deixa de lado o caráter artístico. Dessa forma, algumas características importantes das redações técnicas devem ser observadas:
- Impessoalidade: padronização que exclui o caráter pessoal do texto, ou seja, sem impressões individuais.
- Objetividade: utilização de termos adequados para que a comunicação seja eficaz e concisa.
- Correção: utilização da norma culta sempre.
- Concisão: transmitir uma informação utilizando o mínimo de palavras possível, ou seja, não deve haver termos e expressões supérfluos.
- Clareza: texto de fácil e rápido entendimento.
- Precisão: utilizar palavras de entendimento rápido, ou seja, não utilizar termos vagos que dificultem a compreensão do texto.
- Harmonia: disposição harmônica de palavras e frases num período, evitando cacofonias, assonâncias e ecos.
- Polidez: não utilização de termos desrespeitosos e vulgares.
Ofício O ofício é utilizado para comunicação de órgãos de administração pública. Ele é expedido para e pelas autoridades, como secretaria e prefeitura, e pode se tratar de qualquer assunto. O destinatário, ou seja, aquele que irá receber o ofício, pode ser tanto um órgão público como um cidadão. Tem como objetivo tratar de assuntos oficiais, tanto entre órgãos da Administração Pública como particulares. Pode servir tanto para informar, como para encaminhar documentos, propor ajustes, convênios, acordos e solicitar providências ou informações. O ofício difere do aviso já que este é apenas um comunicado entre Ministros e Secretários do Estado e autoridades que ocupam o mesmo grau de hierarquia. A elaboração de um ofício segue o modelo denominado “padrão ofício”. Esse modelo é utilizado não só para o ofício, como também para o memorando e para o aviso. São dados essenciais do ofício:
- Timbre ou cabeçalho: o timbre geralmente é utilizado quando o papel pertence à própria empresa ou repartição oficial. O cabeçalho