Técnicas de Redação
Livro: “Para entender o texto: Leitura e redação” de Platão e Fiorin, capítulos 24 a 26.
Técnicas de redação
Os capítulos lidos no Livro “Para entender o texto: Leitura e redação” abordam várias técnicas, dicas úteis e erros que são encontrados ou que cometemos constantemente quando lemos ou escrevemos redações, e não percebemos esses erros. A redação, além de melhorar a escrita, a argumentação, a ter uma visão mais neutra sobre o mundo em diversas situações, também é muito requisitada em provas para vestibulares, cursos e até no mercado de trabalho, por isso é sempre bom estar antenado em dicas para não errar na hora da redação.
Um erro que muitos cometem na redação é basear seu texto em informações concretas, mas sem argumentos bons. As redações que os vestibulares requisitam em suas provas não pedem somente a explicação sobre o tema, até porque, muitas vezes, o tema escolhido nessas redações são quase sempre muito discutidos no cotidiano, seja na mídia ou em jornais, seja temas polêmicos, ou algo que parou o país, o mundo, algo revolucionário, etc. Assim, a explicação do tema seria o menos importante. O mais importante seria a ARGUMENTAÇÃO sobre o tema, e para isso é preciso estar sempre conectado com dados (do IBGE ou outros grupos de pesquisa), assim, quem estiver lendo vai saber o argumento usado já foi confirmado por órgãos “especialistas” no assunto (ah, e não se esqueça de citar a fonte da informação usada). Exemplo:
“A população afrodescendente sofre muito preconceito no Brasil, pois essa população provem dos escravos, que são considerados inferiores pela história e porque quase todos são pobres”
Repare que a citação recorre muito a uma visão superficial e sentimentalista, expondo fortemente o ponto de vista do escritor, mas sem muita força de argumento. Agora veremos corretamente:
“Segundo dados do IBGE, cerca de 90% da população afrodescendente brasileira já sofreu ou sofre descriminação racial, seja