Redação técnica
Profª Inaura Vasconcelos Profª Maria Daises
janeiro 2013
I – PROGRAMA Fase 7
1– O texto técnico e seus objetivos 1.1- A redação oficial técnica Conceito, fonte e destinatários; Características; Impessoalidade; Uso do padrão culto da linguagem; Formalidade; Uniformidade; Padronização. 1.2- Formas de tratamento na redação oficial técnica Vocativos; Tratamento no corpo do texto Concordância com os pronomes de tratamento. 1.3- Concordância Verbal e nominal Exercício e Avaliação.
A redação oficial técnica
Conceito Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.
Fonte e destinatários A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União ou do Estado.
CARACTERÍSTICAS A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.
Características Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem